O vinho, enquanto produto turístico é parte da história, da arte, do folclore e da gastronomia, apresentando-se ao mercado como um bem da cultura de um povo, trabalhando com os cinco sentidos de percepção dos consumidores. Assim, o Enoturismo é o desenvolvimento de atividades turísticas dedicadas à descoberta e desfrute dos vinhos e vinhedos da região onde ocorre a sua produção.

A oferta enoturística de qualidade deve estar composta por: patrimônio visitável, paisagem do vinho, gastronomia vinculada ao vinho, território sinalizado e accessível, ecossistema empresarial enológico (vinícolas e vinhedos, espaços de degustação, museus do vinho, tendas especializadas e uma oferta de lazer temática) e um ecossistema turístico (alojamentos, restaurantes, comércios, agências receptivas e oferta de lazer complementar) compondo todos estes elementos os estandartes de qualidade que garantem ao turista uma experiência enoturística satisfatória.

Enoturismo: 4 destinos para descobrir os melhores vinhos da América do Sul.
A América do Sul tem boas opções desta modalidade de turismo (Chile, Argentina, Brasil e Uruguai)